domingo, 23 de maio de 2010

Como os relógios de sol funcionam - por Tony Moss - parte 3/4

tonymoss-HDSW-main.gSGNBxiNnFxt.jpg



Esta apresentação foi criada por Tony Moss membro da BSS (British Sundial Society). O texto e as ilustrações são propriedade intelectual do autor, que a disponibilizou para fins educacionais para os membros da BSS. A tradução para o português é de responsabilidade do responsável por este blog (Ricardo Cernic) e a sua publicação foi gentilmente autorizada pelo autor e pela BSS (licença geral).



Devido ao extenso conteúdo da apresentação a mesma foi dividida em 4 posts de forma a facilitar a leitura e o entendimento.



___________________________



Relógios horizontais em latitudes diferentes




GC_J.-Page-11-Hour-ranges-at-latitude.cHd3Tk9ulngU.jpg

Tempo solar, correção da longitude e tempo médio de Greenwich (Inglaterra)



O Sol leva quatro minutos para percorrer um grau de longitude de Leste para Oeste.



Todos os relógios de sol na mesma linha de longitude indicam o mesmo horário (como mostrado nos relógios da figura abaixo para maior clareza).



Relógios de sol no meridiano 4° a Oeste estão 16 minutos atrasados em relação do horário de Greenwich e os que estão 8º a Oeste estão 32 minutos atrasados.


 


Exemplo: Plymouth está 4° 08' a Oeste de Greenwich. Os relógios de sol em Plymouth estão sempre 16 minutos e 32 segundos atrasados.


 


Em 1880, para evitar o caos quando as primeiras ferrovias permitiram viagens rápidas de Oeste a Leste, o Parlamento estabeleceu o horário médio de Greenwich - Greenwich Mean Time (GMT), de forma que todos os relógios do Reino Unido passaram a indicar o mesmo horário do Big Ben.



Tony_Moss_Longitude_Correction.DWPO271BvWBT.jpg

Introdução à analema



O primeiro relógio mecânico preciso foi feito em 1656 pelo cientista alemão Christian Huygens. Os seus últimos modelos tinham uma precisão de um segundo por dia. Se ele ajustou o relógio diariamente de acordo com um relógio de sol ele pode, inicialmente, ter pensado que o seu relógio variava de precisão em diferentes épocas do ano, quando de fato era o relógio que estava certo e o relógio de sol que estava variando.



Agora sabemos que todos os relógios estão fora de compasso com os relógios de sol, porque o comprimento dos dias, medido de acordo com o Sol, aumenta de alguns segundos durante um período de 3 meses para depois diminuir em quantidades similares durante os próximos 3 meses, para depois repetir o processo na metade do ano seguinte. A seguir podemos ver o que está realmente acontecendo.



Tony_Moss_Intro_the_analemma.n0J5543fGdLF.jpg

A analema



Tony_Moss_The_Analemma_1.fYIzrT9YxGk4.jpg

Se você tirar uma fotografia no mesmo pedaço de filme (fotograma) com 10 dias de intervalo exatamente às 12:00 h do seu relógio você poderia esperar ver alguma coisa como a figura a baixo.



Tony_Moss_The_Analemma_2.tCwWkj776yja.jpg

A equação do tempo



A figura em forma de 8 é o que aparecerá no filme após a revelação. Esta figura é chamada de “analema”.



Tony_Moss_The_Analemma_2_1.NnK7IwEruA8u.jpg

A diferença entre a hora solar e a hora legal (a do relógios comuns) é conhecida como a “Equação do Tempo”.



Para fins práticos necessitamos de uma tabela diária com as correções em minutos e segundos para o relógio de sol ou um gráfico do qual os ajustes diários podem ser deduzidos.



GC_N.-Page-15-The-Analemma-2_2.0TIMu4igILDr.jpg

___________________________



Tony Moss (1938 - ) - professor universitário aposentado com muitos anos de experiência em trabalhos com madeira, plástico e metais. A aventura com relógios de sol começou há cerca de 20 anos, quando um amigo pediu ajuda para construir um relógio em bronze em base a um modelo de papel. Desde então projeta e fabrica relógios de sol. Ele é o dono da Lindisfarne Sundials que fabrica relógios de sol para qualquer localidade. Desde 1995 é membro da BSS - British Sundial Society.



© 2010 by British Sundial Society


© 2009, 2010 by Tony Moss


© 2010 Ricardo Cernic - relogiosdesol.blogspot.com - tradução para o português



Um comentário:

Relogios Famosos disse...

as melhores replicas de relógios famosos masculino e feminino, com alto padrão de qualidade, replicas italianas premium aaa, relógios automáticos e quartz..mais de 1700 modelos de relógios replicas importados. veja mais em: Replicas de Relogios