sábado, 13 de novembro de 2010

Relógio de sol "Analemático Digital"


Recentemente Chris Dobbie apresentou um layout interessante para um relógio de sol, que ele chama de "Analemático Digital". Em que pese o nome não seja o mais apropriado, pelas razões que veremos a seguir, a concepção abre algumas possibilidades, como: a inclusão da equação do tempo e a possibilidade de ler as horas após as 18:00 e antes das 6:00, onde a latitude assim o permita.



Os comentários quanto ao nome foram feitos pelo belga Willy Leenders cujo site pode ser acessado aqui.



1. Analemático



Um relógio de sol não é analemático apenas pelo fato de conter a analema (figura em forma de 8), que mostra a relação entre a data (declinação do Sol) e a Equação do Tempo.



Um relógio analemático usualmente tem uma face horizontal com forma elíptica, onde estão marcadas as horas; sendo que, o eixo maior fica na direção Leste-Oeste, e uma linha com as datas fica sobre o eixo menor, que fica na direção Norte-Sul. Sobre a data correta é posicionado um gnômon cuja sombra intercepta a elipse, e na hora pode ser determinada.



O termo analema vem do grego 'ana lemma', que significa visto de cima.



O relógio de sol analemática é uma projeção vista de cima de um relógio equatorial.




finisheddial%28Custom%29.Z2ShgNWwuug8.jpg



Não sei se o Chris já construiu um, mas assim que conseguir mais detalhes escreverei mais a respeito.



Parabéns Chris pela criatividade.



Um comentário:

Relogios Famosos disse...

Parabens pelo blog.. medir o tempo é algo que sempre dispertou a curiosidade do homem como tambem uma paixão.. podemos ver isso das varias formas que o homem cria para medit sua duração de vida na terra..parabens...