domingo, 28 de dezembro de 2008

Segundo bissexto será acrescentado em 31 de dezembro

Em 31 de dezembro, às 23h 59min 59s, quando todos estiverem assistindo ao espetáculo dos fogos de artifício, será acrescentado um segundo para coordenar os sistemas de informação que precisam de grande precisão, como: o sistema de posicionamento global – GPS (Global Positioning System) e o protocolo NTP (Network Time Protocol) que é utilizado para sincronizar o horário dos computadores conectados à Internet entre outros.



A decisão de acrescentar um segundo a mais ao ano de 2008 foi tomada pelo consórcio internacional que administra o TUC (Tempo Universal Coordenado) e confirmada pelo Observatório Naval dos EUA, que faz parte do IERS (International Earth Rotation and Reference Systems Service, "Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência”).



Esse segundo adicional é conhecido como segundo bissexto (o nome "segundo bissexto" é utilizado apenas por analogia aos anos bissextos, porém não tem nada a ver com estes) ou segundo intercalado, e se faz necessário para sincronizar os dois sistema de medição dos tempo que utilizamos atualmente: o astronômico, que tem por base a rotação da Terra e o atômico, que utiliza como base relógios atômicos, de alta precisão. Como a velocidade de rotação da Terra está diminuindo de maneira extremamente sutil, por diversos motivos, com o decorrer do tempo o horário atômico e o terrestre se defasam. Também pode ser necessário inserir um segundo intercalado negativo caso a rotação da Terra se torne ligeiramente mais rápida. Neste caso, a hora 0h0min0s virá logo em seguida ao horário de 23h 59min 58s.



Os segundos bissextos são acrescentados, unicamente, ao final de um mês UTC. Por acordos internacionais são inseridos, como primeira opção, ao final de junho ou dezembro e, como segunda opção, ao final de março ou setembro. Até hoje todos os segundos bissextos foram incluídos ao final de junho ou dezembro. É responsabilidade do IERS medir a rotação da Terra e determinar quando é necessária a adição de um segundo bissexto.



Desde 1972, quando foi criado o TUC, segundos adicionais foram acrescentados ao tempo atômico diversas vezes de forma a manter o descompasso entre os dois relógios inferior a 0,9s. A última edição ocorreu em 2005.



O ano de 2008, porém, será o mais longo desde 1992, a última vez que um ano bissexto ganhou ainda um segundo extra.



Imagem1.ip9MnZfL5ePv.jpg


fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Segundo_bissexto




http://en.wikipedia.org/wiki/Leap_second


http://tycho.usno.navy.mil/leapsec.html


http://tycho.usno.navy.mil/leapsec.html



Nenhum comentário: