domingo, 8 de fevereiro de 2009

Relógios homogêneos


São chamados de relógios de sol homogêneos aqueles que têm as horas igualmente distribuídas sobre um circulo. Estes relógios são particularmente interessantes devido à simplicidade com que podem ser corrigidos para: a equação do tempo, a longitude ou o horário de verão. Para isto basta rodar o mostrador no ângulo necessário para cada uma das correções.



O mais conhecido dos relógios de sol homogêneos é o equatorial, que tem o mostrador paralelo ao plano do equador e o gnômon perpendicular a este e apontando para pólo celeste.



Existem diversas referências sobre o relógio de sol equatorial disponíveis na Internet. Basta utilizar uma máquina de procura como o Google que logo aparecem diversos sites. Um que é bastante didático é o de Carl Sabanski, já mencionado em um post anterior, que pode ser acessado aqui.




equatorialsundial.mDNPtfNsQiln.jpg


John Garrey Tippit Memorial Equatorial Sundial - University of Colorado




O tipo Foster-Lambert é pouco conhecido e foi inventado por Samuel Foster, porém às vezes se atribui a sua invenção a J. H. Lambert. Para evitar problemas de autoria optou-se por usar o nome dos dois para denominar este tipo de relógio de sol.



Trata-se de um tipo de relógio de sol analemático, geralmente horizontal, onde os pontos horários - não há linhas horárias, apenas pontos - estão localizados em uma circunferência e estão igualmente espaçados. Esta configuração é possível em função de o gnômon ser móvel e inclinado em um determinado ângulo. Para indicar a hora o gnômon é posicionado na escala de datas de acordo com a data atual.



Os detalhes de funcionamento e construção para um relógio do tipo Foster-Lambert são abordados por Carl Sabanski aqui. Ele também aborda a versão universal do mesmo relógio aqui





foster-lambertsundial.xk6SJMgvcR5y.jpg


Relógio de sol tipo Foster-Lambert - Switzerland, Kanton Basel-Land CH-4132 Muttenz, Ingeieurschule




Por sua vez o relógio analemático homogêneo concebido por H. J. Hollander, também muito pouco conhecido, apresenta características muito interessantes. Apesar da complexa construção, o texto, em inglês, do autor é bastante claro e merece uma boa leitura. O texto pode ser acessado aqui.



homogeneousanalemmaticsundial.HxpDncAOMDY3.jpg

Relógio de sol analemático homogeneo de H.J. Hollander




Em um futuro post abordarei cada um deste relógios com mais detalhes.





Nenhum comentário: