Em geral quando pensamos em construir um relógio de sol os materiais que nos vêem à cabeça, são: metal, madeira, pedra, concreto, etc.; porém, raramente pensamos em vidro. Isso talvez seja decorrência de uma aparente complexidade ao se trabalhar com este material e de sua baixa resistência mecânica.
Contudo, como ser visto no site de John L. Carmichael - Stained Glass Sundial, é possível conjugar arte design e técnica e criar lindos relógios de sol utilizando a técnica dos vitrais.
Em seu site, o John, mantém uma coleção de imagens, muito bem organizada, deste tipo de relógio desde o século XVI. Vale realmente visitar e explorar esta parte de site (Image Archive), pois além das belíssimas imagens cada exemplar é acompanhado de informações técnicas e históricas.
Na seção Design & Construction ele fornece uma série de dicas e instruções para aqueles interessados em construir o seu próprio relógio de sol vitral. As instruções - em inglês - são bastante detalhadas e ilustradas, portanto, não deve ser difícil construir um. Inclusive ele as apresenta na forma de passo-a-passo.
No Brasil o único exemplar que eu vi, em uma foto (foto abaixo), foi construído pelo Sérgio Garcia Doret, um gnomonista execelnete e muito ativo que mora em Niterói - RJ. O seu trabalho pode ser visto no site mantido por ele (aqui). Já as fotos de todos os relógios por ele construídos podem ser vistas em um albúm no Picasa, aqui.
Bom, na minha opinião, o vitral é uma técnica bastante interessante para a construção de relógios de sol e merece maior atenção. Aqueles que se interessarem pela técnica e se aventurarem na construção de algum exemplar, não se esqueçam de deixar uma comentário aqui e divulgar o seu trabalho. Isso encorajará outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário